Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

sábado, 24 de novembro de 2012

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRMEIRO CICLO



ALUNA BENEDITA MARQUES – MARANHÃO

FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA
Compreende toda fundamentação para norteamento comportamental necessário ao exercício da profissão.
Quando apresenta o Tricoterapeuta Capilar é como um sacerdote no exercício de sua profissão, ressalta a importância do sigilo e da ética para que o tricopaciente se sinta seguro e respeitado. Recomenda dedicação, comprometimento e empenho total ao tricopaciente no seu momento terapêutico, para que sejam alcançados resultados satisfatórios.
Cinco pilares filosóficos são estabelecidos: disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.
Disciplina - é recomendada aos alunos e aos profissionais já formados para auxiliar nos padrões de comportamento organizacional.
Estudo – é necessário sempre e importante treinar métodos  eficazes de assimilar o conhecimento.O estudo tem que ser contínuo e o conhecimento deve ser orgânico.
Responsabilidade – jamais deverá ser transferida a terceiros. É um compromisso amplo com a classe, com o tricopaciente e com a sociedade. Responsabilidade é algo nato e deve ser orgânico.
Sinceridade - Muito interessante o significado da palavra "sinceridade". Para os romanos, os vasos produzidos com uma cera especial tão pura tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos se conseguia ver objetos que estivessem no interior do vaso, olhando-se por fora. Para esta perfeição da arte antiga os romanos diziam: "Como é lindo, parece até que não tem cera!" "Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de um vaso perfeito, raro, de grande valor que deixava ver através de suas paredes. Outra explicação dos oleiros que é alguns vasos rachavam e apresentavam pequenas frestas pelas quais se perdia o valioso líquido depositado nos vasos. Uma das soluções encontradas foi tapar as frestas com cera…Vasos "sem cera" eram autenticamente íntegros, sem remendos. Vasos "com cera" tinham aparência de autênticos, mas não eram.Resumindo, sinceridade significa perfeição,o caráter de autenticidade, de virtude, lisura de caráter e ausência de falsidade.
Humildade - vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Toda pessoa que carrega no coração essa virtude é respeitado e respeita seus semelhantes. Quando comete erros, assume humildemente de forma espontânea.
Sobre o autoconhecimento, o livro nos traz pensamentos de alguns filósofos, principalmente do conhecido Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. Chama-nos a atenção que para eu conhecer o meu próximo, primeiro devo me conhecer.
Importante reflexão sobre o que está obscuro e o que está claro em nossas vidas. Para que o tricoterapeuta seja um agente de cura, deve primeiro tratar tudo que é sombra em sua vida, reconhecê-lo, aceitá-lo e modificá-lo. Um profissional saudável irradia luz aos seus tricopacientes que precisam confiar seus problemas capilares a esse profissional.
Vem a pergunta: Como me curar, como me purificar?
Preciso me esvaziar das sombras, desapegando-se da ignorância e de idéias preconcebidas, para facilitar a absorção constante de conhecimentos que facilitarão viver com qualidade.
Assumir minhas responsabilidades das situações vivenciadas e dos meus próprios atos, procurando cumprir os prazos estabelecidos de cada tarefa.
Lutar pela boa reputação que é um ato nobre de dignidade. Por isso é preciso ter firmeza nos propósitos e decisões do que escolhemos.
Discernir sempre o que convém fazer e estar disposto a renunciar com equilíbrio o que não pode ser assumido.
Jamais perder o foco.
Depois de purificada, serei iluminada, pronta para uma vida em sociedade que requer disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.
Grandes mestres o texto nos apresentou. Além dos filósofos, a formiga e o bambu. Com a formiga aprendi que é preciso trabalhar, perseverar, ser organizada, autodisciplinada e planejar para se prevenir. Com o bambu aprendi a acreditar, ter humildade, perseverança, paciência, lutar e vencer, sem perder sua própria identidade e celebrar a vida.
Assim, estarei diante do respeito por mim mesma e pelos outros e estarei assumindo a responsabilidade pelos meus próprios atos.
                                   ---------------------------------------------------
IMPORTÂNCIA DA ATT-BR E DO PROFISSIONAL  TRICOTERAPEUTA ESTAR ASSOCIADO
Toda categoria profissional necessita se fortalecer. Isto só é possível quando suas decisões são tomadas em conjunto através de uma associação. Por isso, existe a ATT-BR que zela pelos interesses dos Tricoterapeutas, estando muito bem distribuídas as responsabilidades entre vários órgãos. Cria meios para atualização de conhecimento e técnicas modernas para a realização do trabalho, bem como leis para serem cumpridas, e também dispõe de uma área de fiscalização e disciplina.
Todo profissional tricoterapeuta deve estar associado para usufruir de todas as vantagens do princípio associativo e também para cumprir as normas que regem a forma de realizar seu trabalho, de acordo com a ética. Por isso, ao me formar em tricoterapeuta capilar ingressarei nesta associação.
                                                           ---------------------------------------------
PROFISSÃO TRICOTERAPEUTA
É ainda nova e está em pleno crescimento. As pessoas ainda estão pensando que o negócio é fazer tricô. Mero engano. Hoje já estamos prestando esclarecimento que o negócio é saúde do cabelo, que se inicia no couro cabeludo, onde está a parte viva do cabelo.
Cada dia mais as pessoas estão sofrendo de angústia, depressão, estresse e outras doenças e isto se estende até os fios dos cabelos. Nunca se imaginou que estes estados emocionais faziam as pessoas perderem seus cabelos. Tudo era levado à condenação das químicas mal aplicadas ou mesmo do maltrato.
O profissional tricoterapeuta surge para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas capilares de caspa, oleosidade excessiva, queda e quebra etc. Merece respeito da sociedade porque está a serviço da saúde capilar, proporciona o resgate da autoestima do cliente, seu trabalho é digno porque sustenta seus familiares e ainda ajuda na economia do país.
Pode exercer sua profissão de forma autônoma ou pode construir parcerias com médicos dermatologistas, cabeleireiros, esteticistas e outros profissionais.
É consciente de sua responsabilidade e por isso está sempre estudando. Além disso, deve ser como um “sacerdote”, proporcionar sigilo, ter disciplina, organização, humildade, pontualidade, capacidade, cooperação, amor ao trabalho etc. Não esquecendo nunca que a ética deve ser o pilar de todo profissional para que haja respeito e segurança no seu dia-a-dia.

Um comentário: