Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

sábado, 25 de agosto de 2012

UM ABSURDO- ALISAMENTO DE CABELOS EM CRIANÇAS

ESCRITO POR DÊZINHA


Há um tempo estava querendo abordar um assunto que na minha concepção é absurdo demais e que coloca a saúde dos pequeninos em um risco grave, mas que o índice só vem aumentando: alisamento de cabelos em crianças.

Por esses dias tenho feito pesquisas e realmente vem virando uma modinha entre o público infantil dos salões de beleza do país. Coisas de Brasil??? Não sei, mas espero que os pais que permitem e incentivam isso saibam que o organismo dos seus filhos é bem diferente do organismo de um adulto, e que se para um adulto o risco de reação alérgica é existente, para uma criança esse risco é BEM maior.
A ANVISA não recomenda uso de produtos alisantes em menores de 12 anos.
Sonho do cabelo liso pode terminar em reações alérgicas graves.


Para abordar o tema de forma mais completa, encontrei no G1  uma matéria perfeita. Confiram:

A moda de alisar o cabelo chegou às crianças, que cada vez mais aderem às diversas técnicas disponíveis em salões de beleza, como alisamento, escovas progressivas e as chamadas chapinhas. Mas especialistas alertam para os riscos do uso de produtos químicos em menores de 12 anos.

"Meu sonho era ter o cabelo liso", afirma Vitor, de 7 anos, filho de Edson da dupla sertaneja Edson e Hudson. "Na hora que acordava ficava assim o cabelo, parecendo um leão sem cortar a juba", conta Vitor.


Ele não gostava de ter cachinhos e resolveu seguir os passos da irmã, Vitória, de 9 anos, que já fez alisamento, escova progressiva e de chocolate. Antes de submeter os cabelos dos filhos a alisamento, os pais de Vitor e Vitória dizem que consultaram o pediatra e realizaram testes de alergia.


Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a comercialização de cosméticos, alerta que o uso de produtos alisantes não é recomendado para crianças. Portanto, os profissionais que aplicam esse tipo de produto devem ser treinados e informados de que a química utilizada não é indicada para menores de 12 anos.

"O fio de cabelo de uma criança é menos resistente e acaba absorvendo mais aquela substância e tendo uma reação alérgica maior que de uma pessoa adulta", diz a dermatologista Jackeline Mota.



Reação alérgica

Para a estudante Nayara Moraes, de 11 anos, o sonho do cabelo liso terminou em um posto médico, com feridas na cabeça e falta de ar. "Eu via as minhas amigas bonitas, então fui no embalo delas", conta a menina.


Mas ao realizar o alisamento, em um salão de beleza, Nayara começou a sentir ardência nos olhos, sensação de queimadura no couro cabeludo e dificuldade para respirar. Ela foi levada a um posto médico, onde, segundo sua mãe, Eliege Moraes, o médico diagnosticou uma dermatite alérgica, tipo de inflamação que pode causar feridas.

O advogado da cabelereira envolvida, Marco Antônio Carriel, afirma que Nayara já teria chegado ao salão com feridas na cabeça. "Quem pediu realmente para fazer o tratamento, independentemente da ferida, foi a mãe", diz o advogado, que afirma que o produto utilizado era "fraco" e "compatível" com a idade da cliente.

(Claro que ele e a "profissional" não vão falar que no mínimo ela tascou formol na cabeça dessa menina, néah? Cá pra nós!)


A engenheira química Patrícia Toscani alerta que não existe produto fraco para alisamento em crianças. "Esse produto é forte, porque tem que mudar a estrutura do fio do cabelo. Por isso, a Anvisa não permite a liberação de aplicação de produto nenhum em crianças", afirma a engenheira química.

8 comentários:

  1. MUITAS MÃES FECHA OS OLHOS PARA ESTA ALERTA POIS ACHAM DIFICIL CUIDAR DO CABELO DE SUAS FIHLAS FAZEM ESTE PROCEDIMENTO EM CRIANÇAS COMO SE FOSSE UMA PESSOA ADULTA.ISTO TEM CALSADO SEROIS DANOS A FIBRA CAPILAR LEVANDO A UM PROCESSO GRAVE DE TROCOASTENIA NOS CABELOS DAS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um absurdo o uso de produtos químicos em crianças, mas, isso é comum no dia-a-dia, é difícil entender como as mães e até mesmo as crianças não aceitam o cabelo "afro",e a primeira solução que eles pensam é alisar os fios com qualquer produto que seja, esquecendo que um cabelo cacheado e bem cuidado é lindo. Renata Martins

    ResponderExcluir
  3. Tremenda falta de ética profissional, geralmente os pais aprovam por falta de conhecimento dos riscos que seus filhos correm, são negligentes por não buscar informações. Agora, cadê a responsabilidade e ética desses "profissionais" em realizar tal procedimento numa criança? Absurdo mesmo..aí vemos como o dinheiro interfere o caráter profissional.

    ResponderExcluir
  4. Aprendemos com a Tricologia que a estrutura capilar (couro cabeludo e fios dos cabelos) de uma criança ainda está em desenvolvimento. Desaconselhável, portanto, perturbar o processo fisiológico normal do organismo. Lídia Marques - São Luís-MA

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, essa cultura toda do excesso de crianças em salão de beleza é absurda.
    Antes por exemplo, muitas meninas pediam bonecas de presente. Hoje, muitas pedem: alisamento, relaxamento no cabelo, kit de maquiagem e os vestidos da mãe, além de saltos. Tudo para o que? Resposta: Para se sentirem adultas.
    Creio que nem os meninos estejam escapando da pulada da infância. É fato: A infância de hoje não é igual a de antes.

    ResponderExcluir
  6. é um absurdo! conheço salão que faz alisamento em criança de até 7 anos... estudando o fio de cabelo, sabemos que ele não está pronto antes de chegar a puberdade

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que os próprios pais não sabem o quanto estes produtos são prejudiciais para a saúde das crianças.

    ResponderExcluir
  8. Os pais que não forem firmes com a criança acaba cedendo e colocando
    em risco a saúde do filho.

    ResponderExcluir