Um fio de cabelo cresce de 0,3 a 0,4 mm por dia, ou seja, aproximadamente 0,9 a 1,2 cm por mês. Esta velocidade de crescimento, em se tratando de um couro cabeludo, corresponde à produção total de um fio de cabelo com um comprimento da ordem de 15 km por ano! Contudo, o fio de cabelo não cresce de forma contínua ao longo de toda a vida, mas por ciclos sucessivos. Cada ciclo comporta diversas etapas: crescimento, regressão, repouso e queda.
Enquanto muitas empresas e escolas ainda falavam sobre 3 ciclos de vida do cabelo, a mestre em Tricoterapia Capilar Maísa já falava sobre as 4 fases do cabelo.
"Estudar é importante. O estudo do cabelo nunca pára", diz Maísa.
As fases do cabelo são:
1. FASE ANÁGENA ou fase de crescimento
O cabelo é produzido pelo folículo piloso. A duração desta fase de crescimento é muito variável de um folículo para outro, e de um indivíduo para outro: de 1 a 10 anos e, em média, de 3 a 4 anos.
2. FASE CATÁGENA ou fase de regressão
O cabelo não cresce mais, as células profundas do folículo piloso degeneram-se. O conjunto do folículo piloso se retrai em direção à superfície (duração de 2 a 3 semanas).
3. FASE TELÓGENA ou fase de repouso
O cabelo permanece "fixo" no folículo por aproximadamente 3 meses. A fase telógena se conclui com a expulsão do cabelo.
4. FASE EXÓGENA ou fase de queda
Uma vez que o cabelo tenha sido expulso, começa um período de latência de 2 a 5 meses, seguida por um novo ciclo pilar. O folículo piloso se regenera e volta a descer para sua posição inicial. Começa uma nova fase anágena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário