Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

terça-feira, 11 de junho de 2013

ESCRITO POR KATHIUCIA - SÃO LUÍS-MA- ALUNA DO CURSO ALFABETIZAÇÃO TRICOTERAPICA

Filosofia da Tricoterapia

A Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem, ou seja, filosofia significa “Amor à sabedoria”.

É uma disciplina que envolve estudos, onde há investigação, argumentação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias sobre o Universo. A Tricoterapia é uma área bem ampla e extensa, na qual aprendemos a ter pensamentos críticos, buscamos a verdade e aprendemos a solucionar problemas e chegar a conclusões sobre vários assuntos que enfrentamos ao nosso dia-a-dia.

Com isso, as ações do Profissional Tricoterapeuta devem estar embasadas em uma postura ética, que traz consigo o respeito ao próximo, respeito aos seus valores, à sua autonomia, proporcionando assim uma relação dialética, a fim de garantir o objetivo traçado.

E essas ações são regidas por cinco quesitos, que devem ser inerentes ao profissional, tais como, humildade, respeito, sinceridade, estudo e disciplina. Então, estes quesitos associados às habilidades e competências do profissional é que proporcionam as diretrizes e normas a serem seguidas, ou seja, é essa associação que norteia a conduta do Tricoterapeuta.

Logo, diante da Filosofia Tricoterapia têm-se diversas diretrizes que conduzem a atitude de um bom profissional, e para simbolizar essa área do conhecimento e foi elaborado um misto de símbolos. Portanto, há a junção de diversos símbolos que a traduzem, como por exemplo, os ramos de ervas unidos, traduzindo união dos profissionais, a serpente, indicando sabedoria, o bastão de Bambu, indicando a Filosofia a serem seguidos, os nós, significam os diferentes caminhos, o cálice, demonstrando a capacidade curativa das plantas e a cor verde, indicando a natureza.



Organização da Profissão.

Toda Profissão deve ser organizada para tratar seus interesses, direitos e deveres. O Tricoterapeuta Capilar está vinculado a órgãos que são formados por várias instituições independentes e interligadas. De acordo com o crescimento rápido e avançado da profissão de Tricoterapia Capilar no Brasil, foi criada a ATT-BR (Associação Brasileira dos Profissionais Tricoterapeutas), onde para melhoria na organização da profissão, em meados de Setembro de 2011, surgiu a ONATRI-BR (Organização Nacional da Tricoterapia no Brasil), que é a maior Organização do País na área de saúde capilar.

Cada órgão tem por finalidade controlar, coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações. A criação da OTB (Ordem dos Tricoterapeutas do Brasil) tem por objetivo, quando o aluno termina os ciclos do Ensino Fundamental de Tricoterapia, aplicar o Exame de Ordem para ingresso dos novos associados à ATT-BR, ou seja, prepara o aluno com avaliações, com isso estará pronto para ser um profissional qualificado.

Os Conselhos de Tricoterapia foram criados também para manter a organização das Instituições, a partir do Conselho Brasileiro Legislativo de Tricoterapia (COLESTRI-BR), elaborando as leis e normas, por meio do Conselho Brasileiro Disciplinar de Tricoterapia (CONDISTRI), que fiscaliza, aplica advertências, multas e expulsão em casos de anormalidades. O Conselho Brasileiro Fiscal de Tricoterapia (CONFISTRI-BR) fiscaliza todos os outros órgãos e inclusive os trabalhos de Internet.

Devido o crescimento da área, foi criado o  CEPESTRI-BR (Centro Brasileiro de Pesquisas e Estudos de Tricoterapia), tendo como objetivo pesquisar, estudar e realizar avaliações e testes, com isso é uma maneira de manter o tricoterapeuta sempre informado. Contudo a Organização é muito importante, pois, cada órgão controla e coordena responsabilidades e conflitos de interesses de cada um dos envolvidos. Todo profissional Tricoterapeuta Capilar deve exercer sua profissão com dignidade, profissionalismo, ética e associar-se à ATT-BR (Associação Brasileira dos Profissionais Tricoterapeutas), onde o mesmo fica regularizado na profissão, pois tem seu Registro de Habilitação Profissional (RGHP). Sendo assim protegendo seus interesses dos associados e valorizando com dignidade seu trabalho.



                   Profissão Tricoterapia

        O profissional Tricoterapeuta é um especialista, que associa vários métodos para tratar e prevenir problemas patológicos como caspa, dermatite, queda, psoríase, PH desequilibrado, cabelos quebradiços entre outros. As causas destas patologias podem ser diversas, é na análise profunda dos pacientes que esta a base para ser um bom tratamento.

       O Tricoterapeuta diagnostica o tricopaciente realizando buscar informações sobre os hábitos de vida, a alimentação e o histórico, ou seja, uma anamnese. A partir, disso iniciam-se os tratamentos. É uma busca constante do aperfeiçoamento na área, são horas de estudo sobre o couro cabeludo e patologias dos fios.

        O profissional Tricoterapeuta evolui trabalhando com responsabilidade e disciplina, resolvendo também os problemas físicos e emocionais do Tricopaciente. O terapeuta capilar consiste em um trabalho sério e de responsabilidade.

Logo o profissional desta área é responsável por abranger diversos âmbitos, quer seja o que é natural, e o que é patológico. Com isso, este deve desenvolver habilidades e competências para realizar uma eficiente anamnese, e um eficaz diagnóstico, para assim, ser realizando da melhor forma a terapia adequada.



 KATHIUCIA - SÃO LUÍS-MA

3 comentários:

  1. Parabéns, Kathiucia. Suas colocações estão bem embasadas no conteúdo e em perfeita conexão.
    Lídia Marques / Maranhão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga pela sua dedicação, e o conhecimento profunda na profissão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga suas colocações estão perfeitas continue aplicada nos estudos.

    ResponderExcluir