Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Envelhecimento do cabelo

Esse anexo da epiderme, sem uma função fisiológica vital aparente (a não ser pelos orificiais, que têm a função de proteção), tem importância muito grande na vida da maioria das pessoas, seja social ou emocionalmente. Os cabelos e os outros pelos do corpo humano são um dos maiores sítios de mitoses no nosso organismo. Acredita-se que ocorra divisão celular nesses locais durante até 12 horas após a morte!

É de se esperar que, com o passar do tempo, mesmo com o envelhecimento saudável e natural do indivíduo, esse processo de divisão celular sofra alguma alteração, notadamente na velocidade da atividade metabólica regional. Associado a isso, existem os fatores externos que influenciam o estado fisiológico dos cabelos. Ao observar o que ocorre nos fios de cabelo, pode-se notar que, com o passar do tempo, eles ficam mais opacos, frágeis, quebradiços e com menor penteabilidade.

Para entender o que ocorre, temos de lembrar que o cabelo é produzido pela invaginação da epiderme, que se projeta para dentro da derme, na qual está a parte mais importante do processo de fornecimento de nutrientes, a papila dérmica, uma cavidade encravada dentro da matriz, que assegura a nutrição do cabelo. Na matriz está a zona de multiplicação e diferenciação dos queratinócitos e começa o processo de queratinização, que originará a haste do cabelo. Um fio de cabelo tem um ciclo de nascimento, crescimento, repouso e queda. Esse processo se repete 20 vezes durante a vida de um indivíduo.

Com o envelhecimento, além dos estados patológicos, diferentes fatores podem alterar o ciclo capilar. Com o avanço da idade, a atividade da papila diminui e os cabelos crescem menos. A velocidade de crescimento dos cabelos diminui e os fios que caem não são mais substituídos tão rapidamente, como na juventude.

A rigidificação das fibras de colágeno que estão ao redor da raiz dos cabelos parece ser um fator essencial na gênese das alopecias. As fibras são estruturas flexíveis originalmente, mas podem ficar rígidas com a oxidação ou situações de estresse do colágeno. Esse fato leva ao aparecimento de um fio miniaturizado, mais fino e quase sem cor, que é substituído por outro do mesmo tipo, até que o ciclo cesse, levando à alopecia.

Outra mostra clínica do envelhecimento é a canície ou o embranquecimento dos fios. A teoria mais aceita é de que ocorra a apoptose dos melanócitos, células produtoras de melanina, pigmento que dá a cor aos fios.

Como retardar esses eventos? Será que conseguimos revertê-los? Dentre os elementos necessários para que se tenha algum efeito positivo, vamos encontrar as vitaminas, especialmente as do complexo B, os aminoácidos, preferencialmente a cisteína e a cistina, e os elementos químicos minerais, como o ferro, o zinco, o cobre e o silício.


Podemos concluir que uma dieta equilibrada, rica em minerais e vitaminas do complexo B, pode retardar o envelhecimento dos cabelos, e que a adição do silício orgânico pode ser um diferencial muito importante para se obter esse objetivo.

14 comentários:

  1. Algumas vitaminas são responsaveis pela saude do nosso cabelo para que ele passe,pelo seu siculo de vida sempre forte e saudavel.Por isso devemos manter uma dieta equilibrada.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, lido e compreendido.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. É devemos ter uma vida saldável paraque cabelos pele e unhas estejam bem.

    ResponderExcluir
  4. É MUITO BOA ESSA MATÉRIA ,DEVEMOS FASER USO DE MINERAI E VITAMINAS E AMINOÁCIDOS.

    ResponderExcluir
  5. Passei a entender a importância de uma boa alimentação rica em vitaminas, em especial as do complexo B e minerais. Serve para prevenir a queda em todos os sentidos. Procurei uma dermatologista para me indicar algo que ajudasse a paralisar com a queda e quebra do meu cabelo após uma química que agrediu muito meu cabelo, ela me receitou um conjunto de vitaminas e minerais além de loção que foram muito eficazes, estou recuperando a força de meu cabelo mas de qualquer forma uma restauração completa vai demorar anos.

    ResponderExcluir
  6. Hoje ...a correria do dia-a-dia, o estress, os lanches rápidos...prejudicam habitos saudáveis de vida! Por isso devemos nos reeducar nutricionalmente falando...q bom saber q isso pode colaborar inclusive p retardar o envelhecimento dos fios

    ResponderExcluir
  7. Excelentes informações. Eu acrescento que trabalhei tricoterapias em uma pessoa idosa e obtive resultados fantásticos: além de aumentar a densidade, nasceram muitos cabelos pretos. Lídia.

    ResponderExcluir
  8. Realmente o envelhecimento ocorre em todo o nosso corpo, mas a gente se esquece dos fios, mas nota que os cabelos mudaram, esta matéria é otima. Parabens

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria. O envelhecimento do cabelo não é ocasionado somente pela idade, mas também pela falta de uma alimentação equilibrada e saudável.

    ResponderExcluir
  10. O envelhecimento esta ligado ao estilo de vida que o individuo leva e isso inclui alimentação equilibrada.

    Idoraci.

    ResponderExcluir
  11. O nosso estilo de vida é quem vais acelerar ou não o nosso envelhecimento.

    ResponderExcluir