Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O CEPESTRI-BR (CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE TRICOTERAPIA) EXPLICA A IMPORTÂNCIA DA IMUNIDADE CAPILAR



A imunidade capilar compreende:
•      a imunidade do couro cabeludo;
•      a imunidade do aparelho pilossebáceo;
•      a imunidade da glândula sudorípara.
A imunidade capilar pode ficar baixa de duas maneiras:
1.      Quando o organismo do tricopaciente está doente e isto afeta a produção de fio de cabelo. A doença pode ser física, emocional ou psicológica.
2.     Quando o couro cabeludo, aparelho pilossebáceo e glândula sudorípara ficam doentes e automaticamente a imunidade capilar fica baixa.
Vamos entender melhor:
1-      Alimentação: Deve-se ter em mente que nem tudo o que se ingere é absorvido, e que, mesmo quando são absorvidos algumas substâncias e princípios ativos dos alimentos seguem caminhos que não são os esperados. Os cabelos são estruturas proteicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores. Toda vez que algum desses nutrientes estiver faltando no corpo de uma pessoa, ela poderá ter algum problema com os cabelos. A imunidade fica baixa e eles podem cair, não nascer ou ficar frágeis e quebradiços. Ás vezes, eles podem mudar de aspecto, de textura e até de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados). Ao contrário do que pensa o senso comum, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. As vitaminas essenciais para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas são sempre bem-vindos, como o leite de qualquer origem e seus derivados, e a maioria dos vegetais.
No que se refere aos nutrientes minerais, temos o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, no feijão e em alguns vegetais verde-escuros, como o brócolis e a couve; o zinco, encontrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos; e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo. É importante lembrar que esses nutrientes têm de estar circulando em grande quantidade no nosso corpo (em um percentual maior que 50 para cada forma de avaliação), para que sejam usados nos cabelos, e que grandes deficiências, como desnutrição grave, podem levar a problemas sérios na imunidade capilar. O importante é lembrar que o cabelo não tem uma função fisiológica vital para o corpo humano. Isso significa que podemos viver da mesma maneira, com ou sem cabelos! Obviamente, não estamos falando da altíssima importância emocional que essa parte do corpo tem. Um trabalho feito na Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA, mostrou: mulheres que perdem cabelos têm uma sensação de dor maior do que a dor que sentem quando perdem seus companheiros! O fato de não representar parte essencial na vida do corpo humano faz que, na distribuição dos nutrientes, os cabelos fiquem sempre em último lugar. Só são mandados para os cabelos os nutrientes que sobram da divisão para outras partes do corpo. Assim, quando ocorre uma alimentação desequilibrada ou o corpo está com imunidade baixa ou doente, o resultado não é bom uma vez que outra parte do organismo pode absorver o nutriente antes que ele chegue ao cabelo.
O ideal é manter uma dieta equilibrada e saudável para ter a imunidade capilar alta.
2-     A pele e sua ligação com o Sistema Nervoso Central e Sistema Imunitário: A rede nervosa cutânea é uma das mais densas do corpo humano. Temos que nos lembrar que 1 cm quadrado da pele contém vários folículos pilosos e 12 nervos. Na pele encontram-se os axônios que são prolongamentos celulares dos neurônios localizados nos gânglios nervosos da espinha Descobertas recentes mostraram que a maioria das células epidérmica e dérmica possui conexões com terminações nervosas, podendo enviar ao cérebro os dados adquiridos no revestimento cutâneo. Se o couro cabeludo, aparelho pilossebáceo são agredidos por químicas capilares, produtos de má qualidade, escovas progressivas, processos térmicos como prancha, escova, rolinho os axônios enviam mensagens para o cérebro e a imunidade capilar fica baixa. Muitas vezes todo o sistema capilar fica com inflamações, micro machucados, febre, infecções, mas são imperceptíveis ao olho nu. O tricopaciente pode reclamar na consulta de coceira, excesso de excreção sebácea, a sudorese excessiva, sensibilidade no couro cabeludo, couro cabeludo com xerose, irritado e tudo isto é regulado pelo sistema nervoso, mas na realidade, as informações que o sistema nervoso transmite representa na maioria dos casos uma resposta para a sensação de calor, frio, dor, hipertensão, dentre outras. A ruborização, palidez emocional, a hipersudorese, o arrepio, são reações induzidas pelo cérebro.
A modulação direta das  propriedades das células cutâneas pelas fibras nervosas devido a presença de receptores específicos de neuromediadores do sistema nervoso central (SNC) em todas as células cutâneas e imunitárias faz com que seja claro que tudo isto faz com que a imunidade capilar fique baixa porque o Sistema Nervoso Central e  o sistema auto-imune estão realmente ligados, por isso separar pele, Sistema Nervoso Central, e sistema imune é praticamente impossível e hoje prefere se falar num sistema neuro-endócrino-imuno-cutâneo (SNEIC) levando em conta o ser humano e sua globalidade. Por isto não podemos ignorar o fato de que o cliente quando está com problemas psicológicos, emocionais sérios pode ter queda de cabelo, assim como a queda, quebra, seborréia, etc. pode afetar o psicológico do cliente. Automaticamente a imunidade capilar será afetada.
A imunidade alta faz com que os cabelos apresentem as seguintes características:
  • Crescem rapidamente fortes e saudáveis;
  • Couro cabeludo saudável sem tricopatias ou parasitas, fungos ou bactérias;
  • Cabelos com queda fisiológica normal, ou seja, não patológica;
  • Cabelos com fios fortes e resistentes;
  • Cabelos com fios macios e brilhantes.
Quando a imunidade capilar está baixa um ou várias características citadas acima são afetadas e trazem problemas sérios para o tricopaciente podem afetar além da beleza e saúde capilar, também o psicológico e emocional do tricopaciente.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo que presta esclarecimentos sobre aspectos na fisiologia dos cabelos, do couro cabeludo e glândulas sebáceas. Importante a interconexão entre pele, SNC, endócrino e imunológico. Lídia Marques / Tricoterapeuta no Maranhão

    ResponderExcluir
  2. São diverso os fatores que deixa a imunidade do corpo baixa. quando isto ocorre o cabelo mostra sinais de que tem algo erado acontecendo. Alguns são falta de brilho, queda, quebra, ressecamento e etc. Devemos cuidar de nós nos mantendo em equilíbrio para não ter nosso cabelo com a imunidade baixa também.

    ResponderExcluir
  3. quanto mais a gente estuda mais compreende a importancia da iunidade dos aparelhos capilares ,certamente é o inicio de tudo da cura total.

    ResponderExcluir