Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Redações da aluna Solange Vieira



FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA
É uma disciplina em qualquer área de estudo, através dela construímos nossos pensamentos que servem para nos guiar em nossos caminhos.
Poderíamos dizer que filosofia é pensamento, é reflexão, é questionamento sobre o mundo, mas também é produção, a partir do momento que você modifica algo em outro algo ou um ser humano em outro ser melhor e mais culto isto é uma produção.
A filosofia na área de Tricoterapia vai além da profissão, forma um profissional com valores humanos básicos.
A autodisciplina é a chave que abre as portas para o nosso crescimento profissional. Assim sabendo usar os pilares da nossa filosofia que é a DISCIPLINA, ESTUDO, RESPONSABILIDADE, SINCERIDADE e HUMILDADE, com isso você atingirá a ILUMINAÇÃO e jamais mudará seu caráter.
O brasão tem muito a ver com nossa profissão é composto por vários símbolos cada um com um significado e uma história, o Bambu é o principal símbolo que mostra a reverência, o caminho, o crescimento e a evolução em direção à principal meta que é a SAÚDE CAPILAR.
A filosofia é a mãe de todas as ciências.
Estou purificada e iluminada para receber o aprendizado.


TRICOTERAPEUTA: PROFISSÃO DO FUTURO
A profissão de TRICOTERAPEUTA CAPILAR é uma profissão que bem poucos sabem do que se trata, mas quase todos precisam devidos os maus hábitos de tratar os cabelos, que é o maior causador de patologia capilar.
Nós como profissionais temos que conscientizar o nosso tricopaciente o que deve ser feito e exigir mudanças, acompanhar os cuidados que o tricopaciente tem em casa.
Tudo isso começa com uma consulta e diagnóstico depois desenvolver um tratamento personalizado, passando todas as informações para a Ficha de Anamnese que é de suma importância para qualquer tratamento, é nossa segurança e questão de profissionalismo, se possível registrar o tratamento por fotos e passar para uma ficha de acompanhamento isso servirá de histórico terapêutico.
No mundo encantador de hoje os progressos nesta área está cada vez mais avançado.
Conheça bem seu trabalho. Atualize-se, faça cursos, leia revistas especializadas procure saber o que está em alta e não esqueça que o profissional deve indicar a linha de tratamento que a tricopaciente usará como manutenção. Seja objetivo na maioria das vezes. O cliente não tem muito tempo a perder com explicações muito técnicas.
Pense! Reflita!... e seja um profissional.

 UMA PROFISSÃO ORGANIZADA
Toda profissão é necessário ter uma organização para tratar de seus interesses. A de TRICOTERAPEUTA CAPILAR está bem dividida em órgãos que trabalham independente um do outro, são responsáveis em elaborar leis que regem a profissão, fiscalizando os associados e aplicando multas, advertências ou expulsão se necessário.
Por isso que é importante os formandos em Tricologia se associar para ter sempre informações sobre novas técnicas, produtos tricoterápicos, novas tendências no mercado etc... e também o reconhecimento.
A profissão que não tem associação, organização nem conselho, não é reconhecida e perde muito pela desorganização.

REDAÇÕES DA ALUNO DO PRIMEIRO CICLO DE TRICOTERAPIA

ALUNA LILIANE COSTA


Organização da profissão
Pressupõe que uma organização nasce da necessidade dos anseios de um coletivo, o que querem, quais os objetivos as finalidades que irão realizar esses objetivos ,definir o que se quer, qual nome irá se dá a essa   organização, a forma de administrar, de decidir, de escolher quem vai dirigir essa organização, formas de controle, prestação de contas, enfim, os meios que vão garantir o bom funcionamento tudo de comum acordo com todos envolvidos no projeto.
O que mais é mais importante que tudo isso? São as pessoas, se realmente é o querem se satisfaz suas vontades, corresponde aos seus projetos de vida e se contribui algo para a sociedade como o todo.



Profissão de Tricoterapeuta
Academicamente o profissional Tricoterapeuta é um especialista que trata patologias capilares, o que torna esse profissional interessante e ao mesmo tempo desafiador, é a descoberta de que a saúde capilar estar diretamente ligada ao emocional, isto é, as pessoas com problemas de ansiedade, depressão ou com seu emocional desiquilibrado vão desenvolver patologias como queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa e outros.
O profissional Tricoterapeuta além dos conhecimentos acadêmicos tem a habilidade em lidar com essas situações com o tricopaciente, isso justifica os salões ser um espaço de beleza e desabafo de alguns clientes para seu profissional de confiança.
Outro grande desafio do profissional é estar estudando e se atualizando com novos tratamentos, terapias capilares e as novas descobertas cientificas, tudo isso irá proporcionar o bom desempenho e consequentemente da cura do tricopaciente.

Filosofia da Tricoterapia
Filosofia:”ciência geral dos princípios e valores gerais da existência da conduta e do destino do homem”. Dicionário/Silveira Bueno.
Mudar, questionar, entender, disciplinar são atitudes Tricoterapeutas que no seu dia a dia exercem a profissão em varias atitudes com seus tricopacientes como postura, ética, responsabilidade, humildade e sinceridade, garantindo uma relação de respeito e confiança em ambas as partes.
Esses valores devem sempre estar relacionados com o profissional tricoterapeuta e o seu tricopaciente, sendo uma filosofia de vida para um desempenho e compromisso assumido profissionalmente.
Podemos enfatizar que o profissional qualificado para exercer dignamente sua profissão é aquele que estar habilitado a entender as necessidades emocionais  e acha a solução para a cura da patologia para aquele tricopaciente , a paciência e o conhecimento andam juntos para servir o objetivo final.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO DE TRICOTERAPIA


MIRIAM DE FREITAS
SÃO LUIS – MARANHÃO


Filosofia da Tricoterapia (Redação)

        Falar sobre filosofia é como auto-avaliar algo ou alguém. Assim como as demais profissões a Tricoterapia também faz da filosofia e dos seus pilares para a formação de seus profissionais. Ela (a Filosofia) remota a tempos muito antigos ajudando o homem a pensar suas questões e personalidade, ajudando no conhecimento próprio para que através deste, ele (o profissional) possa de maneira adequada tratar as questões do seu cotidiano. Apoiada em pilares que são a disciplina, o estudo, a responsabilidade, a sinceridade e a humildade a filosofia da Tricoterapia dá ao tricoterapeuta a base para o bom desempenho de sua profissão, tarefa esta que o auto conhecimento ajuda a fixar na personalidade do mesmo. A filosofia da Tricoterapia possibilita ao tricoterapeuta as lições pra que este possa livrar-se de dogmas e paradigmas que prendem sua mente a velhos conceitos. É ter a visão de um novo pensar e entender, é ver os dois lados e decidir pela razão sem deixar de ser emocional.
         A pessoa iluminada passa a se proporcionar os meios para seu aprendizado. Ele é um grande vaso pronto para ser cheio de conhecimento, é humilde, atencioso e cooperativo.
          Lições e exemplos visam melhor aproveitar no aluno suas qualidades e amenizar seus defeitos, fazer com que o mesmo perca os adjetivos que são dados aos alunos da SALA DE AULA DA TRICOTERAPIA.
         Já exercendo a profissão tricoterapeuta torna-se consciente que começou uma jornada que vai fazer por toda vida, jornada esta de aprendizado que poderá contribuir para o seu desenvolvimento e posteriormente para o desenvolvimento da profissão de Tricoterapia nesta longa jornada deverá de todas as formas contribuir através de seus conhecimentos o bem estar daqueles que precisam cuidar daquilo que um ser humano tem de  mais importante em seu corpo que é os seus cabelos.

   
Organização da Profissão (Redação)

        Com o aumento da profissão de Tricoterapeuta capilar no Brasil fez se necessário a criação de um órgão que abrangesse o território nacional para dar suporte a profissão. Isto se fez com a mudança da atual ATT-MG para ATT-BR. Após isto é criada a ONATRI-BR que vem a se tornar a maior organização nacional na área da saúde capilar e desta fazem parte a OTB-BR, a ATT-BR,  a COLESTRI-BR,  a CODESTRI-BR  e a COFISTRI-BR
         Todos estes órgãos tem suas atribuições e responsabilidades que visam uma melhor organização da profissão no pais.
         É de suma importância que o profissional formado em Tricoterapia se associe a  ATT-BR, pois é através de um órgão oficial que o profissional recebe suporte e registro para que possa exercer a profissão de forma legal.
         Como em todo de formação superior completa a Tricoterapia também mostra que tem estrutura igual e semelhante a estes com a criação de seu órgão nacional.













Profissão de Tricoterapeuta (Redação)

         Sempre houve a necessidade de se tratar o ser humano e as suas mais diversas enfermidades, porem não se dava uma atenção mais adequada (ou séria) aos problemas relacionados a um dos órgãos mais importantes do corpo humano que são os cabelos.
         Estes sofrem com problemas gerados por uma má alimentação, problemas de saúde e ainda por uma má utilização de produtos e procedimentos que deveriam tratar os cabelos, mas que por conta de falta de informação do cliente ou profissional acaba por danificar os mesmos. É neste momento que entra em cena a Tricoterapia e o tricoterapeuta como um profissional treinado, qualificado e habilitado para tratar estas pessoas através de uma análise de todos estes fatores, indicando o tratamento e conduta a ser adquirida pelo paciente ou Tricopaciente como passará  a se chamar.
         Este profissional (o Tricoterapeuta) é neste momento no país a pessoa que passará a cuidar das patologias relacionadas ao cabelo, pois através de um rigoroso processo de seleção, treinamento e avaliação ele foi habilitado e registrado em órgão competente que atestará a idoneidade de sua profissão.   


sábado, 24 de novembro de 2012

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRMEIRO CICLO



ALUNA BENEDITA MARQUES – MARANHÃO

FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA
Compreende toda fundamentação para norteamento comportamental necessário ao exercício da profissão.
Quando apresenta o Tricoterapeuta Capilar é como um sacerdote no exercício de sua profissão, ressalta a importância do sigilo e da ética para que o tricopaciente se sinta seguro e respeitado. Recomenda dedicação, comprometimento e empenho total ao tricopaciente no seu momento terapêutico, para que sejam alcançados resultados satisfatórios.
Cinco pilares filosóficos são estabelecidos: disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.
Disciplina - é recomendada aos alunos e aos profissionais já formados para auxiliar nos padrões de comportamento organizacional.
Estudo – é necessário sempre e importante treinar métodos  eficazes de assimilar o conhecimento.O estudo tem que ser contínuo e o conhecimento deve ser orgânico.
Responsabilidade – jamais deverá ser transferida a terceiros. É um compromisso amplo com a classe, com o tricopaciente e com a sociedade. Responsabilidade é algo nato e deve ser orgânico.
Sinceridade - Muito interessante o significado da palavra "sinceridade". Para os romanos, os vasos produzidos com uma cera especial tão pura tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos se conseguia ver objetos que estivessem no interior do vaso, olhando-se por fora. Para esta perfeição da arte antiga os romanos diziam: "Como é lindo, parece até que não tem cera!" "Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de um vaso perfeito, raro, de grande valor que deixava ver através de suas paredes. Outra explicação dos oleiros que é alguns vasos rachavam e apresentavam pequenas frestas pelas quais se perdia o valioso líquido depositado nos vasos. Uma das soluções encontradas foi tapar as frestas com cera…Vasos "sem cera" eram autenticamente íntegros, sem remendos. Vasos "com cera" tinham aparência de autênticos, mas não eram.Resumindo, sinceridade significa perfeição,o caráter de autenticidade, de virtude, lisura de caráter e ausência de falsidade.
Humildade - vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Toda pessoa que carrega no coração essa virtude é respeitado e respeita seus semelhantes. Quando comete erros, assume humildemente de forma espontânea.
Sobre o autoconhecimento, o livro nos traz pensamentos de alguns filósofos, principalmente do conhecido Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. Chama-nos a atenção que para eu conhecer o meu próximo, primeiro devo me conhecer.
Importante reflexão sobre o que está obscuro e o que está claro em nossas vidas. Para que o tricoterapeuta seja um agente de cura, deve primeiro tratar tudo que é sombra em sua vida, reconhecê-lo, aceitá-lo e modificá-lo. Um profissional saudável irradia luz aos seus tricopacientes que precisam confiar seus problemas capilares a esse profissional.
Vem a pergunta: Como me curar, como me purificar?
Preciso me esvaziar das sombras, desapegando-se da ignorância e de idéias preconcebidas, para facilitar a absorção constante de conhecimentos que facilitarão viver com qualidade.
Assumir minhas responsabilidades das situações vivenciadas e dos meus próprios atos, procurando cumprir os prazos estabelecidos de cada tarefa.
Lutar pela boa reputação que é um ato nobre de dignidade. Por isso é preciso ter firmeza nos propósitos e decisões do que escolhemos.
Discernir sempre o que convém fazer e estar disposto a renunciar com equilíbrio o que não pode ser assumido.
Jamais perder o foco.
Depois de purificada, serei iluminada, pronta para uma vida em sociedade que requer disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.
Grandes mestres o texto nos apresentou. Além dos filósofos, a formiga e o bambu. Com a formiga aprendi que é preciso trabalhar, perseverar, ser organizada, autodisciplinada e planejar para se prevenir. Com o bambu aprendi a acreditar, ter humildade, perseverança, paciência, lutar e vencer, sem perder sua própria identidade e celebrar a vida.
Assim, estarei diante do respeito por mim mesma e pelos outros e estarei assumindo a responsabilidade pelos meus próprios atos.
                                   ---------------------------------------------------
IMPORTÂNCIA DA ATT-BR E DO PROFISSIONAL  TRICOTERAPEUTA ESTAR ASSOCIADO
Toda categoria profissional necessita se fortalecer. Isto só é possível quando suas decisões são tomadas em conjunto através de uma associação. Por isso, existe a ATT-BR que zela pelos interesses dos Tricoterapeutas, estando muito bem distribuídas as responsabilidades entre vários órgãos. Cria meios para atualização de conhecimento e técnicas modernas para a realização do trabalho, bem como leis para serem cumpridas, e também dispõe de uma área de fiscalização e disciplina.
Todo profissional tricoterapeuta deve estar associado para usufruir de todas as vantagens do princípio associativo e também para cumprir as normas que regem a forma de realizar seu trabalho, de acordo com a ética. Por isso, ao me formar em tricoterapeuta capilar ingressarei nesta associação.
                                                           ---------------------------------------------
PROFISSÃO TRICOTERAPEUTA
É ainda nova e está em pleno crescimento. As pessoas ainda estão pensando que o negócio é fazer tricô. Mero engano. Hoje já estamos prestando esclarecimento que o negócio é saúde do cabelo, que se inicia no couro cabeludo, onde está a parte viva do cabelo.
Cada dia mais as pessoas estão sofrendo de angústia, depressão, estresse e outras doenças e isto se estende até os fios dos cabelos. Nunca se imaginou que estes estados emocionais faziam as pessoas perderem seus cabelos. Tudo era levado à condenação das químicas mal aplicadas ou mesmo do maltrato.
O profissional tricoterapeuta surge para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas capilares de caspa, oleosidade excessiva, queda e quebra etc. Merece respeito da sociedade porque está a serviço da saúde capilar, proporciona o resgate da autoestima do cliente, seu trabalho é digno porque sustenta seus familiares e ainda ajuda na economia do país.
Pode exercer sua profissão de forma autônoma ou pode construir parcerias com médicos dermatologistas, cabeleireiros, esteticistas e outros profissionais.
É consciente de sua responsabilidade e por isso está sempre estudando. Além disso, deve ser como um “sacerdote”, proporcionar sigilo, ter disciplina, organização, humildade, pontualidade, capacidade, cooperação, amor ao trabalho etc. Não esquecendo nunca que a ética deve ser o pilar de todo profissional para que haja respeito e segurança no seu dia-a-dia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO TRICOTERÁPICA


Aluna: Tânia  - Rio de Janeiro



"Filosofia da Tricoterapia"

A Tricoterapia deixou de ser uma profissão, e passou a ser  uma filosofia de vida que vai além do âmbito profissional,  porque envolve a relação com o nosso  tricopaciente. Esse que por sua vez nos procura para darmos solução para o seu problema. Isso envolve uma série de coisas, como por exemplo a vida pessoal desse tricopaciente, a sua frustração diante de sua patologia que as vezes pode levar a depressão ou até mesmo ao desespero.
É aí que entra a filosofia...através dela temos a capacidade de pensar de maneira crítica, de acordo com nosso conhecimento e pensamento para nos guiar em nossas ações.
Agregar valores ao nosso trabalho, vai fazer parte da nossa rotina pois, temos que agir com ética, responsabilidade, disciplina, sinceridade e humildade.
E temos que  explorar o máximo o nosso autoconhecimento que é o que nos leva a nossa realização. Modificar o nosso lado sombra, nos prepara para sermos agentes de cura que é o objetivo da profissão.
Se purificar se libertando do velho , e se preparar para essa nova jornada nos leva a luz do conhecimento.
Somos 100% responsáveis por nossas atitudes! Temos que nos empenhar em buscar o equilíbrio e evitar os extremos, pois vamos lidar com "GENTE!"
Isso imputa muita responsabilidade e dá testemunho de quem somos como Tricoterapeutas.
Essa profissão que muitos ainda desconhecem, tem que ser exercida com muita maestria, para que vejam a importância desse trabalho. Por isso, é tão importante que saibamos lidar com as adversidades do dia a dia onde vamos encontrar vários tipos de pessoas e ter a "obrigação" de saber lidar com elas.
As 10 lições do bambú nos move a sermos pessoas melhores, profissionais íntegros, e denota humildade para continuar se aprofundando a cada dia nessa profissão maravilhosa. Essa atitude nos leva ao fluxo natural da vida; aprender e estudar SEMPRE!!!!
O livro de  Filosofia da Tricoterapia, nos faz refletir sobre nós mesmos, nosso trabalho, no respeito ao próximo. Só assim conseguiremos trabalhar de forma holística que é o que propõe a profissão.


 Redação da Organização da Profissão

 Mais que um grupo de associados, para a melhor organização da profissão de Tricoterapia, foi criado em 07/09/2011 a ONATRI-BR (Organização Nacional da Tricoterapia no Brasil).
A ONATRI-BR é a maior organização do país na área de Saúde Capilar. Esta organização é formada por várias instituições, cada uma com suas atribuições. São elas:
. OTB-BR: Ordem dos Tricoterapeutas do Brasil
. ATT-BR: Associação Brasileira dos Profissionais Tricoterapeutas
. Sociedade Brasileira de Tricoterapia
. COLESTRI-BR: Conselho Brasileiro Legislativo de Tricoterapia
. CONDISTRI-BR: Conselho Brasileiro Disciplinar de Tricoterapia
. CONFISTRI-BR: Conselho Brasileiro Fiscal de Tricoterapia.
  Essa divisão faz com que vários órgãos fortaleçam o desempenho da nossa profissão .
 É muito importante que ao terminar os 4 CICLOS do Ensino Fundamental de Tricoterapia, o aluno seja avaliado pela OTB - Ordem dos Tricoterapeutas do Brasil, para fazer o Exame de Ordem e se associar na ATT-BR - Associação Brasileira dos Profissionais de Tricoterapia do Brasil.
Tricoterapeuta legalizado tem que ter diploma registrado na ATT-BR, e ter a Carteira de  Identidade da Profissão. Esse registro tem validade de um ano, para o  profissional ser avaliado periodicamente.
Isso garante a entrada de Tricoterapeutas de excelente nível  no mercado, e mostra a seriedade dessa profissão.


" A Profissão de Tricoterapeuta"

  Essa profissão é um presente de DEUS pra minha vida!
Há muito tempo sentia uma insatisfação de usar cosméticos e ver que são só paliativos, na realidade não fazem o que prometem. 
Sou da época da Lanolina, babosa, óleo de amêndoas, óleo de abacate e etc. Por isso vinha há mais de 2 anos pesquisando na internet sobre fitoterápicos e foi assim que encontrei o Hospital do Cabelo e conheci a profissão de Tricoterapeuta.
  Ser Tricoterapeuta é muito além de "Terapiar" cabelos, é curar!
Muito mais abrangente  engloba a Tricologia, cosmetologia, fitoterapia e filosofia  ou seja é uma profissão holística onde trata o ser como um todo.
Daí vem a grande importância da Assertividade para o Tricoterapeuta.  Vai trabalhar e cuidar de "GENTE!"
Pessoas que buscam nesse profissional solução para sua saúde.
Sendo assim é indispensável que esse profissional possua qualidades "vitais" para ser bem sucedido nessa jornada.
Assertividade, disciplina, organização, pontualidade, competência técnica, amor ao trabalho, respeito ao próximo, são algumas dessas qualidades que temos que aplicar no nosso cotidiano.
Adquirir conhecimento sempre, agir com ética, ter humildade faz parte do bom profissional.
Enfim, essa é a profissão do futuro e muitos reconhecerão a importância de um Tricoterapeuta em suas vidas!

Redações da alUna no Primeiro Ciclo de Alfabetização Tricoterápica

ESCRITO POR CÉLIA REIS- MARANHÃO




Filosofia Tricoterapia

                   O entendimento da Filosofia (origem do grego: philos – que ama +Sophia – sabedoria = ama sabedoria).

                   A Filosofia da Tricoterapia tem como princípio cinco pilares, os quais formalizaram a competência o respeito e a autoridade que são: disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.

Disciplina: é usada para indicar a disposição do aluno.

Estudo: é obter conhecimento geral do mundo e da vida.

Responsabilidade: é a obrigação de qualquer Tricoterapeuta para uma vida saudável em sociedade.

Sinceridade: é ser autenticamente integro, na qual se torna indispensável em qualquer área profissional.

Humildade: é a virtude que dar sentimento exato a nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.

                  Podemos dizer que a chave da educação está na descoberta de si mesmo para então pôr-se no lugar do outro e compreender as reações, bem como os caminhos do autoconhecimento e da autoestima, que são os mesmo da solidariedade e compreensão.

                  Aprender a complexidade acredita-se que é o melhor caminho e se assegura que o aprendizado é a fonte de conhecimento que nos enriquece todos os dias.

                   A tricoterapia ensina a buscar o dialogo do eu e do outro no íntimo do ser, podendo escutar e expressar a compreensão ao tricopaciente estabelecendo a confiança do mesmo.

CÉLIA SILVA – São Luís-MA








ORGANIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE 
TRICOTERAPIA DO BRASIL


A organização da ATT-BR trata do interesse do Tricoterapeuta legislado e da divulgação do trabalho dos mesmos.
Tendo em vista que a Tricoterapia está em plena expansão várias capitais do Brasil, foi necessária a criação de vários órgãos com funções específicas para a boa atuação institucional. Assim, existem os seguintes conselhos: COLESTRI, CONFISTRI, CONDISTRI e OTB, todos fazendo parte da organização maior: ONATRI – ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA TRICOTERAPIA.
Ainda fazendo parte da associação existe o CEPESTRI, que tem a proposta de apresentar de maneira simples e objetiva principais informações técnicas de produtos naturais e fitoterápicos lançado no mercado.
A ATT-BR tem procurado divulgar todas as técnicas, normas e procedimentos para que o profissional seja reconhecido. Nesse sentido foi criado o site www.attmg.com.br no qual consta o registro de todos os profissionais Tricoterapeuta legalizados e atuantes em vários estados da federação.
 Todo associado é fiscalizado pela organização para que a s mesma tenha conhecimento se este profissional esta agindo de acordo com os preceitos estabelecidos  nos Estatutos Sociais e Código de Ética.
O profissional jamais deve esquecer os princípios que regem sua profissão, devendo agir de maneira zelosa e com honestidade e assim obtendo resultados positivo.
             CÉLIA SILVA – São Luís-MA







O Profissional Tricoterapeuta

Atualmente o profissional Tricoterapeuta tem que estar participando de vários eventos relacionados à cosmetologia, beleza, saúde e produtos naturais assim se atualizando para enfrentar os obstáculos da profissão.
Esta profissão vem causando revolução de impacto positivo no mercado e oferecem produtos feitos à base natural que se identifica com padrões de beleza, saúde, relacionamento, autoconhecimento e cuidado pessoais.
Sabendo-se que para cuidar do cabelo em geral proporcionando saúde, bem estar e satisfação têm que preparar um fichário explicativo que apresenta técnicas especifica sobre cada procedimento e para cada tricopaciente obtendo melhores resultado.
A filosofia da profissão é baseada na ética, honestidade e dedicação para obter melhor resultado no tricopaciente valorizando o profissional. 
CÉLIA SILVA – São Luís-MA

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aprovada no curso de Tricopatologista Capilar

A Escola Hospital do Cabelo Comunica a o todos que Maria Augusta da Cidade de João Monlevade foi aprovada no curso de Tricopatoligista Capilar sendo agora nível 3 na Hierarquia da Tricoterapia.
Parabéns Maria Augusta- uma mulher determinada, guerreira e humilde.
Atenciosamente
Professora Maísa

terça-feira, 13 de novembro de 2012

QUEBRA DE CABELO E A IMPORTANCIA DE SE FAZER TRICOTERAPIAS E USAR TRICOTERAPICOS PARA CURAR OS CABELOS – ELISÂNGELA PIMENTEL BARRETO



Vários fatores influenciam para que os cabelos fiquem ressecados, opacos e quebradiços. Cabelos quebradiços são aqueles que se partem ao menor contato do pente e escovação, possuem pontinhas duplas, são ressecados principalmente nas pontas. Quando o cabelo está nesse estágio de quebra ele precisa de cuidados especiais para que possa se recuperar.
Os cabelos são compostos por escamas que podem abrir ou perder força com a ação da temperatura, sol, vento, secador de cabelos, chapinha, tintura ou qualquer outro tipo de processo químico. Para recuperar a qualidade e textura é necessário repor os nutrientes perdidos e fechá-las. Pelo menos as pontinhas precisam ser cortadas. Depois, o cuidado para de recuperado,  recomenda-se não usar calor de secador ou chapinha, químicas, nada de tinturas, progressivas e descoloração nem pensar –pelo menos por algum tempo, ou até acabar o tratamento tricoterápico.
Muitas vezes as deficiências nutricionais também contribuem para o enfraquecimento dos cabelos. É hora da consulta médica e também ao nutricionista, afinal as proteínas que constituem os cabelos são formadas pelos aminoácidos oriundos da alimentação.
Como recuperar os cabelos quebrados? Alimentando-se de forma saudável, controlando o estresse, alterando o estilo de vida e submetendo-se aos recursos da Tricoterapia por meio  de uma consulta e sessões tricoterápicas que proporcionam resultados satisfatórios aos cabelos.
A Tricoterapia é o processo mais recomendado e eficiente para devolver a força a seus fios, é possível realizar este processo através de diversos meios, lembrando que nutrir o cabelo é um processo diário que envolve desde a quantidade de água que você consome até a temperatura de água que utiliza para lavar os fios. É muito importante fazer a Tricoterapia e usar produtos tricoterapicos. Na consulta se detecta o problema e o Tricoterapeuta, que é um especialista na área, vai dar toda a orientação necessária que deverá ser seguida em casa e nas sessões tricoterápicas, onde deve se fazer uso dos produtos tricoterapicos que são produtos naturais com alto poder de cicatrização, cura e hidratação dos fios e couro cabeludo, trazendo assim saúde para os fios e auto estima para o tricopaciente.


ANTES DA TRICOTERAPIA




DEPOIS DA TRICOTERAPIA






Depoimento da tricopaciente Samira gondim imperatriz-MA
"meu cabelo era um fuá, opaco e quebradiço, me sentia insegura para sair de casa com o cabelo sem muito creme de pentear, pois meu cabelo parecia bandido ou estava armado ou estava preso. Depois que passei pela consulta e fiz a sessões de tricoterapia aprendi a cuidar dos meu cabelos, me senti mais segura e feliz, hoje saio de casa e as pessoas admiram-se com o brilho e a saúde dos meus cabelos. Estou muito satisfeita".


ELISÂNGELA LINS PIMENTEL BARRETO
TRICOTERAPEUTA NATURÓLOGA CAPILAR
NÍVEL 2 REGISTRO Nº HP 16149802
Imperatriz - MA



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO

A Presidente da ATT-BR Neire Lúcia comunica a todos os associados que formou-se em Tricopatologista Capilar a Senhora Eliud Ferreira de Souza Moreno que tem o nível 3 de graduação na àrea de Tricoterapia.

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 2013


UMA PROFISSÃO ORGANIZADA
Toda profissão é necessário ter uma organização para tratar de seus interesses. A de TRICOTERAPEUTA CAPILAR está bem dividida em órgãos que trabalham independente um do outro, são responsáveis em elaborar leis que regem a profissão, fiscalizando os associados e aplicando multas, advertências ou expulsão se necessário.
Por isso que é importante os formandos em tricologia se associar para ter sempre informações sobre novas técnicas, produtos tricoterápicos, novas tendências no mercado etc... e também o reconhecimento.
A profissão que não tem associação, organização nem conselho, não é reconhecida e perde muito pela desorganização.

FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA
É uma disciplina em qualquer área de estudo, através dela construímos nossos pensamentos que servem para nos guiar em nossos caminhos.
Poderíamos dizer que filosofia é pensamento, é reflexão, é questionamento sobre o mundo, mas também é produção, a partir do momento que você modifica algo em outro algo ou um ser humano em outro ser melhor e mais culto isto é uma produção.
A filosofia na área de tricoterapia vai além da profissão, forma um profissional com valores humanos básicos.
A autodisciplina é a chave que abre as portas para o nosso crescimento profissional. Assim sabendo usar os pilares da nossa filosofia que é a DISCIPLINA, ESTUDO, RESPONSABILIDADE, SINCERIDADE e HUMILDADE, com isso você atingirá a ILUMINAÇÃO e jamais mudará seu caráter.
O brasão tem muito a ver com nossa profissão é composto por vários símbolos cada um com um significado e uma história, o Bambu é o principal símbolo que mostra a reverência, o caminho, o crescimento e a evolução em direção à principal meta que é a SAÚDE CAPILAR.
A filosofia é a mãe de todas as ciências.
Estou purificada e iluminada para receber o aprendizado.

TRICOTERAPEUTA: PROFISSÃO DO FUTURO
A profissão de TRICOTERAPEUTA CAPILAR é uma profissão que bem poucos sabem do que se trata, mas quase todos precisam devidos os maus hábitos de tratar os cabelos, que é o maior causador de patologia capilar.
Nós como profissionais temos que conscientizar o nosso tricopaciente o que deve ser feito e exigir mudanças, acompanhar os cuidados que o tricopaciente tem em casa.
Tudo isso começa com uma consulta e diagnóstico depois desenvolver um tratamento personalizado, passando todas as informações para a Ficha de Anamnese que é de suma importância para qualquer tratamento, é nossa segurança e questão de profissionalismo, se possível registrar o tratamento por fotos e passar para uma ficha de acompanhamento isso servirá de histórico terapêutico.
No mundo encantador de hoje os progressos nesta área está cada vez mais avançado.
Conheça bem seu trabalho. Atualize-se, faça cursos, leia revistas especializadas procure saber o que está em alta e não esqueça que o profissional deve indicar a linha de tratamento que a tricopaciente usará como manutenção. Seja objetivo na maioria das vezes. O cliente não tem muito tempo a perder com explicações muito técnicas.
Pense! Reflita!... e seja um profissional.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

benefícos do suco de maçã para os cabelos


As maçã é uma das árvores mais antigas, pertencente da família Rosáceas, e é originarias da Ásia. E era uma das frutas preferidas dos Gregos e os Romanos. E foram os romanos que trouxeram a maçã para a Inglaterra, depois os ingleses introduziram na América, principalmente no Brasil, a Região Sul é um estado de grande produtor de maçãs. Hoje a China é o maior produtor mundial. Depois vem os Estados Unidos, Turquia, Itália e Polónia. Existem mais de 7000 espécies cultivada em todo mundo. As mais comuns são: Royal Gala, Fugi, Red e Golden Delicious.
Maçãs porque razão devemos comer-las?
As maçãs pode ser aproveitada por inteira. A sua maior concentração de vitamina C esta na casca, e esta parte que é desperdiçada pela maioria das pessoas. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C e E). e sais minerais tais como: cálcio, cobre, ferro, fosforo, magnésio e potássio. E ainda é rica em fibras, solúvel e insolúvel e mais dois terços desta fibras e antioxidante também esta na casca, é mais um motivo para comer a maçã com a casca. E contém fotoquímico como: os fenólicos, betacaroteno,  flavonóides, incluindo quercetina e floridzina (os quais tem um papel importante no combate ao câncer e doença cardíaca.
Qualidades Alimentares e Indicações Terapêutica
Artrite
Acido úrico
Câncer do cólon
Cálculos renais e vesícula
Asma
Bronquite
Catarro
Depurativo do sangue
Diarreia (principalmente em criança)
Diabetes
Distúrbio intestinal
Dores menstruais
Enfarte (na prevenção)
Excesso de colesterol
Feridas e machucados
Gota
Hipertensão arterial
Inflamações de garganta
Inflamações nos olhos
Melhora a digestão
Perda de peso
Reumatismo
Saúde cardíaca
Saúde cerebral
Tabagismo
Acido úrico - A maçã contem sais alcalinos e ao tanino ( um antioxidante que tem a função de inibir determinadas enzima, isto graça o seu teor de proteínas enzimática)
Câncer do cólon  – Um estudo sobre células de câncer do cólon, os flafonóides associados às maçãs como inibidora o crescimento e proliferação das células cancerígenas.
Cálculos Renais e de Vesícula - O suco de maçã também tem um papel fundamental no combate as cálculos renais, de vesícula, caso de febres, inflamações na bexiga e do aparelho urinário e transtorno da gravidez.
Colesterol – Sua fibra possui propriedades que ajuda eliminar o má colesterol.
Combate ao Reumatismos  e Gota – Indicado comer 100g de maçã pode dia, de preferência pela manha o corpo absorve com mais eficácia.
Dores Reumáticas - Cozinhar bem a maçã e depois fazer tipo geleia, em seguida aplicar no local afetado. Pode fazer massagem ou fazer cataplasma com auxilio de uma atadura.
Diabetes – Experiência mostraram que diabéticos que consumiam maçãs tinham níveis de glicose menores, devido ao conteúdo de fibra solúvel das mesma.
Diarreia – A maçã eficaz na diarreia isto porque suas vitaminas, acido malico, o tanino, os fermentos e a pectina colaboram para isto.
Distúrbio intestinais – Por ser rica em fibra possui propriedades reguladores do intestino, e é indicado comer crua ou cozida e preferencial em jejum.
Depurativo do sangue – O seu conteúdo com acido malico e pectina auxilia na eliminação das toxinas e detritos provenientes do metabolismo.
Feridas e machucados – Aplicar maça ralada  no local afetado.
Inflamações na garganta – Uma dieta de maçã acompanhada de gargarejos de suco ou caldo de maça. O caldo quente melhora o rouquidão.
Inflamações nos olhos – Lavar os olhos duas vezes por dia com o algodão molhado com suco de maça. Em alguns países usam as maçãs bem madura em forma de cataplasma nos casos de inflamações. A polpa pode ser aplicada diretamente nos olhos bem fechados deixando de uma a duas horas.
Mau hálito - A maça desinfecta a boca, ela é considerado com uma escova natural dos dentes, ao morder uma maçã elimina até 80% das bactérias existente na boca.
Nas vias respiratória – O caldo ou suco natural de maça ajuda a eliminar catarro. E maça assada ou crua é indicado nos casos de asma, bronquite e tuberculose.
Perda de peso – Uma pesquisa feita na Universidade Estadual do Rio de Janeiro revelou que mulheres com excesso de peso que incluíram três maças por dia na sua alimentação pobre em gorduras perderam mais peso do que as mulheres que não incluíram.
Saúde cardíaca – É indica duas maçãs por dia pode ajudar e manter problemas cardíaco. Pesquisadores descobriram que cada dez grama de fibras consumida reduz cerca de 14% na doença cardíaca. Outros pesquisadores acompanharam homens com o risco desta doença durante cinco anos. Descobriram que os antioxidantes e flavonóides existente na casca da maçã contribui para a diminuição do risco de desenvolver este problema cardíaco.
Saúde cerebral – A maçã é um alimento excelente para atividades do cérebro, por uma simples razão é rico em ácido fosfórico, sendo facilmente digerível. Estudos revelaram o habito de comer maçã e seus derivados pode proteger contra perda de memória. O suco de maçã concentrado previne um aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais.
Não é de admirar que a maçã recebe o nome de rainha das frutas, ela tem tanto benefícios para a saúde que certos medico disse frases como estas: ” Comer uma maçã pode dia faz o medico mendigar pelo seu pão” ou “Uma maçã pode mantém o medico distante.”

sábado, 3 de novembro de 2012

MAIS UM CANDIDATO APROVADO PARA O CURSO DE TRICOPATOLOGISTA


Nome completo: Crisólita  Oleira Silva Tragino
1-    O que te motivou a se inscrever no curso de Tricopatologista?
Aprofundar meus conhecimentos nessa área que sempre me fascinou muito, e poder ajudar ainda mais as pessoas que me procuram com problema de doença no couro cabeludo.
2-    Qual o caminho que você percorreu na área de Tricoterapia até almejar chegar no curso de Tricopatologista?
Meu caminho foi bastante sacrificante mais muito prazeroso a cada dia que se passava, ia tendo conhecimento nesse vasto mundo da tricoterapia e me apaixonava ainda mais.
3-    Como você se sentiu ao saber que foi aprovada e vai ocupar uma das 10 vagas do curso?
Lagrimas!!! De satisfação e de reconhecimento obrigada.
4-    O que o curso de Tricopatologista representa na tua vida?
       Realização profissional
5-    Como este curso vai te ajudar no seu trabalho?
Alem da especialidade que é muito importante sei o quanto já precisei de todo conhecimento que irei adquirir com esse curso.
6-    Quais são os grandes desafios ao fazer o curso?
Tempo, pois, tenho  clínica, e salão pra tomar de conta, família etc.
7-    Que mensagem você daria a todos os Tricoterapeutas que desejam fazer o curso de Tricopatologista?
Mesmo com todo sacrifício e dificuldade do mundo não desistem dos seus sonhos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

REDAÇÕES DA ALUNA ROSANA KARLA- PRIMEIRO CICLO ALFABETIZAÇÃO



                              Filosofia na Tricoterapia

                Acredito que antes de discorrer sobre a filosofia na Tricoterapia é importante sabermos o que vem a ser Filosofia, pesquisei bastante  e o conceito  que mais correspondeu ás minhas expectativas dentro da Tricoterapia foi quando alguém disse:" A Filosofia é a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida".
                Etimológicamente a palavra vem de Philos( amor) e Shophia ( sabedoria), logo conclui-se tratar essencialmente de" Amar a sabedoria", ter amor  ao conhecimento e este amor é utilizado para resolver, discernir, interpretar o problema da vida, logo a filosofia ligada a Tricoterapia, é o desenvolvimento desse amor, apego e necessidade de mergulhar no universo da Tricoterapia.
            Vejo a Tricoterapia como uma ciência nova em sua denominação, mas antiga em sua existência em si quanto a necessidade de aprofundamento desse estudo e ainda a incorporação de preceitos que permeiem a organização dessa ciência para que seja melhor assimilada por seus estudiosos, desenvolveu-se então os pilares filosóficos para a Tricoterapia, sendo  a disciplina  de partida para a vitória do  profissional Tricoterapeuta ou qualquer outro profissional, pois só quando somos  disciplinados é que conseguimos alcançar nossas metas estipuladas, o estudo,  ou o ato de desenvolver prontidão para a assimilação de  conteúdos importantes para a profissão, isto logicamente denota de investimento de tempo, de compromisso conosco para a apreensão de novos conhecimentos que devem ser adquiridos continuamente, já que o conhecimento e o aprendizado nunca param, a responsabilidade é outro pilar incrível e imprescindível, pois nenhum disciplinado que esteja empenhado em seus estudos e que apreenda grandes conhecimentos não conseguirá ir muito longe se não agir com responsabilidade e sinceridade consigo mesmo, como profissional e conseqüentemente com seu tricopaciente.
Rosana Karla C.T. Costa
São luis-MA
***************************************************************************
                 Organização da profissão Tricoterapeuta

             Vivemos em uma sociedade que é caracterizada  principalmente pela busca  de saúde, qualidade de vida  e beleza, infelizmente não necessáriamente nessa ordem, contudo é praticamente impossível alguém possuir ou adquirir por tempo indeterminado esses três preciosos bens, sem que necessite do auxílio de uma terceira pessoa, que será o profissional que vai prover-lhe tais serviços para que ele alcance esses objetivos. A nossa profissão  tende a crescer muito mais, em função da demanda reprimida pelo grande tempo de espera  por serviços de tão grande importância para a saúde física e psicológica do tricopaciente.
        Proporcionalmente com o crescimento da demanda por esses serviços, cresce também os profissionais para oferecê-los e o grau de exigências do cliente que o busca; desta feita, vemos a necessidade gritante que nós  como Tricoterapeutas capilares nos unamos  em nossas associações e conselhos para nos fortalecermos quanto profissionais, e prestigiar  nossa entidade de classe,  que objetiva valorizar os profissionais Tricoterapeutas e também defender a sociedade de profissionais despreparados, valorizando o conceito de ser realmente PROFISSIONAL que é aquele que exerce um trabalho ou uma profissão que requer conhecimento formais e especializados.             
Rosana Karla Costa
São Luís - MA
*********************************************************************

                     A profissão Tricoterapeuta Capilar

                        Etimologicamente a palavra Tricologia ver a ser Trico( cabelo) e Logia (estudo), logo o termo  designa uma ciência que objetiva o estudo do cabelo e por conseqüência as patologias também relacionadas ao couro cabeludo.
                       O cabelo ao longo da história vem ganhando os mais diversos tipos de importância, além  de proteger o couro cabeludo das agressões mais incisivas, ele já obteve vezes de ser demonstrativo de status social, virilidade masculina e pureza feminina e hoje fala também  de atrativo sexual feminino.
                     Em decorrência de vários fatores como stress, poluição, má alimentação e de uma "enxurrada" de modismos capilares, essa parte de nosso corpo tem sofrido imensas agressões que tem abalado literalmente o  equilíbrio capilar. Há tempos atrás não existia um profissional gabaritado para realmente reverter quadros patológicos do cabelo e couro cabeludo e hoje a realidade é bem outra, o profissional Tricoterapeuta capilar vem preencher essa lacuna, surgindo como alguém que delibera-se em ser um estudioso aplicado e consciente de sua responsabilidade junto á sociedade, sabendo que a demanda por cuidados tricoterápicos tem crescido dia-a-dia, assim como a necessidade de estar se aprimorando continuamente como profissional, pois o aprendizado nunca tem fim.
 Rosana Karla Costa
São Luís -MA