Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CLIENTE FAZER CONSULTA COM UM TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO NA PROFISSÃO

Existem muitos profissionais no mercado que atuam como Terapeutas Capilares ou se declarando Tricoterapeutas sem que tenham recebido essa qualificação.
Ao se associar, o Tricoterapeuta legalizado na profissão recebe o estatuto social, o código de ética, o diploma e os livros e possui equipamentos para o exercício da profissão.
Portanto, para o reconhecimento do Tricoterapeuta legalizado na profissão pressupõe a existência de qualificação profissional específica e que seja indispensável à proteção da coletividade e que vise ao interesse público. Com essas exigências, fica assegurado ao público em geral se submeter a tratamentos tricoterápicos com profissionais competentes, devidamente legalizados.
Assim, ser um tricoterapeuta legalizado na profissão é praticar tricoterapias que proporcionem interesse público. Estando associado, construirá credibilidade, conquistará confiança da clientela, ficando o mercado encarregado de eliminar os pseudo-profissionais. A legalização é feita de forma aberta aos egressos dos cursos.
Adentrando no estabelecimento do Tricoterapeuta, seja Clínica ou Centro de Tricoterapia, o cliente encontra nas paredes da recepção o Diploma do Curso de Tricoterapia e o Certificado de Registro na Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais, documentos deliberativos para o exercício da profissão.
Quando um cliente procura fazer uma consulta com um Tricoterapeuta legalizado na profissão percebe a seriedade do trabalho e a capacidade de inspirar confiança. É que todo Tricoterapeuta legalizado na profissão está filiado a ATT-MG, entidade representativa da classe, e no ato da consulta se identifica apresentando a Carteira de Identidade Profissional ao cliente, na qual consta o número de registro na ATT-MG, nível de qualificação e a data de validade para o exercício profissional. Além disso, ao término da consulta colhe a assinatura do cliente no Livro de Registro de Consultas. E em caso de o cliente decidir fazer as tricoterapias, o mesmo deverá assinar o Livro de ART (Anotação de Responsabilidade Terapêutica).

Lídia Maria Cardoso Marques- Maranhão
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia




Quando estamos com uma enfermidade,logo procuramos um medico para consultarmos e vamos ao consultorio esperando que o medico nos de um diagnostico,medicamentos para que seja solucionado nosso problema,ficarmos mais tranquilos apos a consulta por confiar no atendimento e saber que há soluçao e em breve vamos ficar sarados.
Assim tambem acontece com uma pessoa que passa por alguma patologia capilar e procura um tricoterapeuta.Geralmente
essa pessoa chega com a auto-estima baixa e consequentemente o seu psicologico esta abalado,ela espera anciosa por resolver seu problema.
Como confiamos em um medico para tratar nossas enfermidades,o tricopaciente espera do profissional tricoterapeuta cabelos recuperados ou seja resultados.
O TRICOTERAPEUTA legalizado na profissao mostra seriedade em sua forma de trabalho alem de exercer sua profissao com respeito,amor,dedicaçao,disciplina,equilibrio e etica, demonstra confiança e respeito ao próximo.
OTRICOTERAPEUTA legalizado na profissao passa por fiscalizaçao anual em sua Clinica ou Centro de terapia capilar feita pela ATTMG(Associaçao dos Profissionais de Tricoterapeutas de Minas Gerais),ele é registrado,tem diploma ,faz cursos periodicamente para complementar ainda mais seus conhecimentos e poder oferecer um atendimento diferenciado e com resultados.
Tudo isso garante ao tricopaciente que procura por uma soluçao de seus problemas capilares uma garantia de um ótimo atendimento e bons resultados.
Alem disso o TRICOTERAPEUTA legalizado esta qualificado para tratar nao só as patologias do couro e fio do cabelo como tambem ajudar o tricopaciente em sua auto-estima trabalhando com o seu psicologico,o qual ja sai da 1° sessão com a auto-estima mudada,ja satisfeito e feliz com o resultado.

Wilza Mendes- Timóteo- Minas Gerais
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia



A impotância do cliente fazer a consulta com um tricoterapeuta legalizado na profissão é a segurança e confiabilidade que o tricopaciente vai ter, pois, se você for atendido por um profissional que não seja legalizado na profissão, com certeza este profissional não passou pelas etapas que devem ser seguidas. Por exemplo: Estudar em uma escola reconhecida pela ATT-MG, que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais; ser aprovado nos quatro ciclos do ensino fundamental de Tricoterapia, que tem duração em média de um ano; fazer a apresentação de um TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Fundamental de Tricoterapia e for aprovado; apresentar a direção escolar os prontuários de tricopacientes atendidos pelo aluno, menos os usados para aprovação no estágio; apresentar o caderno de atitudes tomadas no trabalho e for aprovado com no mínimo setenta por cento nas avaliações teóricas, oral e prática. Só assim que a pessoa será um Tricoterapeuta legalizado.

O cliente chegando para fazer a consulta o Tricoterapeuta, tem por obrigação apresentar a carteira com o número de registro para a cliente, se ele não tiver está carteira, ele não está apto e nem legalizado a fazer as consultas. Isto é muito sério, porque este profissional poderá fazer tricoterapias erradas nos cabelos, por exemplo, fazer uma tricoterapia de queda, sendo que pode ser quebra, fazer tricoterapia para cabelo asfítico, sendo que é só o PH desequilibrado e por aí vai.

O profissional de Tricoterapia também deve ter outras características, tais como: Assertividade, saúde física e mental, humildade, disciplina, organização, pontualidade, confiança, capacidade de inspirar confiança, equilibrio, respeito ao próximo, amor ao trabalho e excelente nível comunicacional.

O profissional legalizado trabalha com resultados, se fez o trabalho correto, em pouco tempo terá a resposta do que foi feito no cabelo, isto é fato.

Ser tricoterapeuta legalizado na profissão é um trabalho longo, sério e acima de tudo muito ético, afinal trabalhamos com o SER humano, que nada mais é uma pessoa igual a você.

Mércia- Belo Horizonte
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia




Todo profissional Tricoterapeuta requer muito conhecimento, respeito, responsabilidade, dignidade e compromisso .
Todo trabalho é documentado por que estamos lidando com pessoas que procura uma solução para suas tricoses ,o profissional tricoterapeuta já na consulta ele é obrigado a se identificar apresentando seu registro na associação ,o mesmo tem que se sentir importante ,pois o ele vera os resultados na pratica,e assim podemos ver a satisfação do cliente .
O cliente sente-se seguro diante do Tricoterapeuta já que ,a sua insegurança esta de prontidão ,ele esta cheio de duvidas ,e sabendo que o tricoterapeuta esta legalizado ele no seu intimo ele já assimila que o profissional tem algo mais a oferecer .
A importância de tudo faz-se que o cliente sente-se mais seguro ,e para o profissional passar segurança e equilíbrio para o cliente é fundamental em uma consulta.
Todo cliente chega ate você ,muito ansioso e quer saber tudo, como é o tratamento,quanto tempo leva ,o que você usa ,enfim varias perguntas ,quando ele sabe a procedência de onde você estudou ele sente –se bem mais tranqüilo diante de toda a situação da consulta ao procedimento das tricoterapias,mesmo porque ele já procurou referencias sobre você ,e você estando legalizado, ele já esta ciente que é um profissional sério .
O profissional legalizado ele exerce sua profissão com zelo ,honestidade ,assertividade,segue as normas da Associação ,e acima de tudo trabalha com amor .

Adriana- São Paulo
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia



Você está precisando de um atendimento Tricoterápico?Quer uma solução para sua patologia?Que tal um profissional Legalizado?
Quando um cliente precisa de atendimento Tricoterápico é melhor que seja um profissional Legalizado.A associação dos Tricoterapeutas de Minas Gerais(ATT-MG)tem à disposição uma lista de profissional preparado,capacitado e habilitado e fiscalizado para o exercício da mesma,são formados em escola reconhecida e preocupados com a qualidade técnica dos alunos formados.Profissionais com auto nível de conhecimento em patologia do fio de cabelo e couro cabeludo, dando suporte psicológico e tendo também produtos de manutenção Fitoterápico,tudo para o melhor atendimento do cliente.É muito mais seguro você investir em um tratamento que te dê resultado,referência,e que tenha uma associação vigente de apoio caso tenha algum tipo de reclamação.Todos nós queremos segurança,e é essa a diferença de um Profissional Legalizado.

Marta Samudio- Mato Grosso do Sul
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia



A consulta é o primeiro contato do tricoterapeuta e o seu futuro tricopaciente que naquele momento busca o parecer do profissional procurado a solução de seu problema. Neste momento é imprescindível examinar, observar, conferenciar e dar o parecer a respeito da queixa.
Uma pessoa com queixas tricológicas deve ser examinada seguindo os mesmos padrões das consultas realizadas na medicina convencional.
Normalmente se percebe o grau de ansiedade deste indivíduo com relação ao seu problema, uma vez que a perda dos cabelos interfere muito na auto-estima das pessoas. De acordo com José Marcos Pereira no livro Propedêuticas das doenças dos cabelos e couro cabeludo, “Ao conversar com o paciente, deve-se prestar muito atenção em seu grau de ansiedade frente à queixa. Se ele leva muito as mãos aos cabelos, se traciona compulsivamente ou se fica puxando para mostrar a queda.”
Por isso o profissional tricoterapeuta tem que ter equilíbrio emocional e saber como trabalhar essas emoções em seu tricopaciente.
As observações de todas as características emocionais e físicas se fazem essenciais uma vez que outros sinais pelo corpo são indícios de doenças que podem interferir no diagnóstico.
Para que o diálogo entre tricoterapeuta e cliente aconteça de forma eficiente é necessário seguir um protocolo de perguntas, ações e análises.
Quando o cliente começa a relatar sobre suas queixas o profissional tem que prestar bastante atenção a todas as informações dadas porque podem haver diversas interpretações.
O primeiro passo é fazer a identificação da pessoa, pois informações com relação a profissão e endereço podem nos acrescentar informações adicionais lá na frente.
Após essa identificação é preciso conhecer mais detalhadamente sobre a queixa apresentada. Quaisquer alterações nos cabelos sejam nos fios ou no couro cabeludo devem ser indagadas com muita precisão. A duração e forma de evolução destas alterações devem ser muito bem explicadas.
Todas essas informações dadas serão essenciais no momento do diagnóstico.
A história pessoal deste indivíduo deve ser levada em consideração, pois há grande influencia do estado emocional ou traumas sofridos com distúrbios capilares. É provado que pessoas que sofrem com estresse podem ter alterações nos cabelos, uma vez que a amígdala é ativada estimulando uma resposta hormonal, entre elas os glicocorticóides (cortisol) que influi nos cabelos induzindo os fios a entrarem precocemente na fase de repouso – telógena. As tensões também contribuem nos problemas de caspa, embraquecimento dos fios entre outros.
Após todas essas questões é preciso analisar os hábitos deste cliente. Saber como ele faz as higienizações, com qual freqüência, quais produtos utilizados, se faz químicas entre outros. E o mais importante: saber se este indivíduo aceita seu cabelo como é ou se faz diversas manipulações para alterá-lo, como alisamentos, tinturas, escovas progressivas, se usa muito preso ou se usa bonés e chapéus constantemente etc.
Saber se esse cliente tem parentes com histórico da calvície também é imprescindível, pois ajudará no diagnóstico uma vez que a genética influencia bastante nos cabelos. È necessário instigar essa pessoa sobre essas informações já que rarefações e entradas podem não ser lembradas.
Outra investigação se faz necessária uma vez que se sabe que o uso de medicamentos podem influenciar nos ciclos capilares, já que a atividade mitótica no couro cabeludo é muito grande. “A quantidade de medicamentos que podem causar danos capilares é tão grande que deve ser enfatizada” escreve José Marcos Pereira em seu livro, no qual relata diversas substâncias que tem influência sobre os cabelos que, muitas vezes pode acontecer alguns meses após a ingestão da droga e o cliente pode não lembrar, por isso é muito importante indagá-lo sobre todos os medicamentos usados.
Após todas essas perguntas é hora do exame físico. É importante colocá-lo em um ambiente ventilado, com uma boa iluminação, em uma cadeira confortável com uma altura que possa se analisar toda a área do couro cabeludo. Ficar atendo, pois todos os detalhes são importantes e podem dar diagnósticos diferenciados de acordo com cada patologia já que possuem uma série de características que foram observadas em todos os passos descritos acima, a fim de dar um diagnóstico preciso e eficiente.
Diante de tudo explicitado se conclui que o momento da consulta é de extrema importância, se não for o mais importante, porque já é primeiro passo para a cura da patologia capilar desse individuo. A solução do seu problema vai depender muito de como esse tricopaciente irá encarar esse tratamento e o profissional tricoterapeuta deverá ter respeito, responsabilidade ética durante todo o procedimento.

FERNANDA TOMPA - BELO HORIZONTE
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia



Os cuidados com os cabelos, vem sendo erroneamente confundidos com o uso de cosméticos comuns e com os serviços de fins estéticos oferecidos pelos Profissionais Cabeleireiros, que por sua vez dão uma boa aparência aos cabelos, porém são incapazes de tratar profundamente ou recuperar os mesmos. Estes serviços na maioria das vezes são os grandes vilões dos cabelos e couro cabeludo, pois são realizados com produtos hidrofóbicos, agressivos ou até mesmo tóxicos, causando muitas patologias capilares, podendo até ser prejudiciais para a saúde do Profissional e do Cliente.
O Profissional Tricoterapeuta é um Profissional com capacitação e conhecimento profundo da estrutura capilar, além de trabalhar com muita seriedade e ética. Este Profissional consegue através de uma Consulta Tricoterápica diagnosticar cada problema capilar de forma personalizada, uma vez que estes problemas são distintos em cada pessoa, de acordo com os seus hábitos, tipo de cabelo, problemas emocionais, problemas de saúde, etc. É importante salientar que existem muitas pessoas que se dizem Tricoterapeutas sem sequer ter começado ou até mesmo terminado o curso de Tricoterapia associado à ATT-MG (Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais) que é a única em vigor no país, onde a mesma segue um Código de Ética e de Conduta da Profissão.
Procurar consultar-se com um Tricoterapeuta Legalizado é certificar-se de estar sendo consultado por um Profissional sério e competente que proporcionará resultados e até mesmo a cura das patologias capilares.

Yuk Lieng Hau- Paraná
Aluna do 4° ciclo do ensino fundamental de Tricoterapia